domingo, 12 de julio de 2015

Hidratação

O frio está chegando e, com ele, as noites regadas a vinho, os casacos chiques, o quentinho dos edredons... até aí tudo bem, mas junto com ele vem também a pele ressecada! Mal o inverno bate à nossa porta e efeitos já podem ser percebidos. Seja qual for o tipo - normal, mista, seca ou oleosa - é possível sentir logo as primeiras mudanças de textura e brilho. Mas não se desespere! Existem várias maneiras de ter uma pele linda e saudável mesmo na estação mais seca do ano. 


 O hidratante deve ser aplicado de duas a três vezes por dia, de preferência após o banho, quando ainda há umidade na superfície da pele, facilitando a absorção do creme. Segundo Anna Carolina, mesmo com as novas fórmulas oferecidas pela biotecnologia, por exemplo, não se deve desprezar a ação dos hidratantes clássicos na dermatologia, que mimetizam o fator de hidratação natural da pele. "São compostos por agentes iguais aos que a nossa pele produz, como uréia, lactato de amônio e aminoácidos", revela a dermatologista. Já Mônica é fã da vitamina C, que hidrata e é antioxidante.

Nas áreas mais ressecadas, como mãos, cotovelos, joelhos e pés, aplique camadas mais generosas. De acordo com Mônica Azulay, a hidratação do corpo, onde existem menos glândulas sebáceas, deve ser mais intensa do que a do rosto. Ela recomenda, também, que não se comprem cremes desenvolvidos fora do país, porque eles são adaptados para as necessidades do tipo de pele que enfrente temperaturas mais rigorosas. "Trazer produtos de fora pode ser um verdadeiro desperdício de dinheiro. Na Europa, por exemplo, o tipo de pele é mais seco, o que requer hidratação mais pesada, enquanto aqui, no Brasil, ela deve ser mais suave", afirma a dermatologista. 

  Cuidados passo a passo

Veja, agora, as dicas para deixar a pele do seu rosto com aquele viço digno de celebridades.

Manhã:

1 - Faça uma limpeza ou com sabonete suave (para todos os tipos de pele), sabonete hidratante (seca ou ressecada) ou com sabonete anti-oleosidade do tipo leve ou com hidratante associado (pele com acne ou pele oleosa).

2- Hidrate e nutra a pele com gel-creme ou qualquer solução oil-free, como serum (mista, normal ou pele com acne). Se a sua pele for seca, utilize o creme tradicional.

3- Não se esqueça do protetor solar! Filtro solar oil-free (mista, normal, pele com acne) ou filtro solar em creme para a pele seca. Fator 20 ou 30 bastam para o frio. Afinal, é importante lembrar que sol é sol, seja no verão, no inverno, em dias nublados ou chuvosos.

Tarde: 

Não é necessário refazer o ritual da manhã, exceto se a pele estiver ressecada. Pode ser preciso lubrificar, também, as áreas mais sensíveis expostas ao frio, como lábios e pálpebras. "Algumas marcas vendem hidratantes lubrificantes para as duas áreas simultaneamente", conta a Dra. Anna Carolina. Já para quem acabou de passar por procedimentos como peeling, a atenção deve ser redobrada, adotando-se uma terapia combinada de emolientes: leite de limpeza, óleo de banho emoliente, creme emoliente. Se não for esse o caso, deve-se apenas reaplicar o filtro solar, lembrando de remover a camada anterior apenas com água, sem sabonete, ou com lenços umedecidos. 

Noite: 

Essa é a melhor hora para usar cremes de ação esfoliante e clareadora, que são mais agressivos. 

* Esqueça aqueles banhos demorados e enfumaçados pelo vapor da água pelando. 
 Segundo as dermatologistas, a água quente retira o manto lipídico da pele, que é uma película protetora formada pela oleosidade natural. Já as buchas, apesar de removerem a camada de células mortas da pele, também retiram sua proteção e, por isso, devem ser usadas com moderação, geralmente de 15 em15 dias. 
*
Esfoliantes (rosto, pescoço e colo): meia colher de sopa de mel, que amacia e hidrata, mais meia colher de sopa de fubá, excelente abrasivo, ou meia colher de sopa de aveia em flocos finos, que hidrata e esfolia. O fubá também pode ser misturado a meia colher de sopa de iogurte natural, um ótimo emoliente com proteínas do leite, que ajudam a hidratar. Misturar e aplicar em movimentos suaves e circulares. Depois, remover com água corrente fria. Em seguida, aplicar a máscara de hidratação. 
*Máscaras: para pele oleosa, a máscara de argila verde e branca é a ideal. É só misturar uma colher de sopa de cada tipo de argila com um pouco de água filtrada e aplicar com os dedos ou com um pincel, deixando a máscara no rosto por dez minutos. Em seguida, lavar. Para a pele seca, uma colher de sopa de aveia e uma de iogurte natural. Lavar após 20 minutos. Para a pele normal, máscara de banana, que contém vitaminas A e C. Amasse uma banana e misture com uma colher de sopa de mel e uma de aveia. Deixar na pele por 20 minutos.
*Se você se descuidar, ao longo dos anos a pele vai perdendo suas propriedades de regeneração e o ressecamento, que antes era transitório, vai se tornando crônico. Com a pele seca e maltratada, a chance de aparecerem rugas é ainda maior, pois a hidratação perdida com o tempo afeta a elasticidade e a flexibilidade. "Se a pele for bem tratada e saudável, mais tempo vai levar para apresentar qualquer tipo de anormalidade", finaliza a dermatologista Anna Carolina Rocha.
Hidratar é preciso!
Gente nunca se esqueçam do protetor solar,mesmo que esteje nublado,é preciso usar o protetor solar,e beber muita agua.
*foi retirado do site:http://www.bolsademulher.com